quinta-feira, 15 de julho de 2021

O surgimento do Estilo Elinaudo

Esse estilo que hoje aparece nas minhas telas, artes para produtos e até em logomarcas nasceu lá na virada do milênio. O mundo estava prestes a acabar e eu ainda era muito jovem pra me despedir de tudo isso. Assim, para que o apocalipse não acontecesse eu resolvi deixar o mundo muito mais colorido. :D

Uma das infogravuras que compôs minha primeira série de gatos, em 1999/2000

Finalizando a tela Iracema, da série Borboletas, em outubro de 2020. Foto: Leonardo Filho

No final dos anos 1990 fui convidado para participar de uma exposição sobre o Batman. Não recordo o ano exato, mas acredito que era 1999, quando o herói completou 60 anos de criação. Eu era ilustrador contratado do jornal O Povo na época e muito fã do homem-morcego. Comecei a rabiscar a partir de um traço que eu vinha desenvolvendo e saíram 4 ou cinco infogravuras. Nascia ali o Estilo Elinaudo. 

A exposição do Batman foi algo muito simples e nem fiquei com nenhum registro, mas foi o começo do estilo que hoje caracteriza minhas telas.

Depois dos batman's eu criei minha primeira série de gatos, também em infogravuras. Esses eu tenho todos os desenhos em arquivo. Aqui começava um capítulo à parte nessa história, o dos desenhos de gatos no Estilo Elinaudo. 
As cinco infogravuras que compõem a série Gatos

Os gatos infogravuras ficaram expostos durante um bom tempo na Arupemba, um site em formato de galeria virtual que montei também nos 90 para os 2000, que apresentava artes minhas e de outros artistas. 

Também cheguei a pintar uma tela como experimento do estilo, mas nunca finalizei e nem mostrei em lugar nenhum. Só pouquíssimas pessoas conhecem essa tela.

Marcas e artes para aplicação em produtos

Os anos passaram e eu não fiz mais artes ou séries no estilo que criei naquela época, embora continuasse fazendo estudos e esboços para desenvolvê-lo. A primeira arte pra valer só veio uma década depois, em 2012, quando criei uma marca para o movimento em defesa dos gatos do parque do Cocó, aqui em Fortaleza.

Foi a retomada profissional do estilo, usando ele na criação de marcas e artes para aplicação em produtos. Em 2014, eu criei a marca Amo Gatos, uma série de desenhos de gatos aplicados em camisetas, canecas e outros itens.

O primeiro da série Amo Gatos. Do desenho no papel à arte pronta para aplicação em camiseta

Produtos Amo Gatos com aplicação das artes e da própria marca, que também seguiu o Estilo Elinaudo

Marca que criei para o Lapeg, do meu amigo Armando Melo, em 2019

Faltavam as telas

Essas só vieram a partir de 2019, quando pintei um quadro do cantor lírico Thiago Arancan, intérprete oficial do Fantasma da Ópera no Brasil. Depois veio o retrato do meu amigo Pablo Robles, fundador do Causas do Bem e daí engrenou com vários quadros produzidos em 2020. Este ano fiz uma pausa forçada, por conta do período de luto pela perda do meu pai e agora estou retomando, finalizando mais uma tela da minha série Borboletas.

Momento da entrega do quadro ao Thiago Arancan, após o show dele no Teatro RioMar, aqui em Fortaleza. Nesse tempo só quem usava máscara era o Fantasma da Ópera.


Vênus, da série Borboletas. Acrílica sobre tela, pintada em 2020. Foto: Leonardo Filho

E os gatos?

Apesar do estilo ter sido marcado por gatos ao longo de sua evolução, só pintei uma tela deles até agora, bem na pegada dos gatinhos da Amo Gatos. Não sei ainda se continuarei com uma série a partir dessa tela, pois meu estilo está passando por mais uma evolução e talvez os gatos mudem também. 

Pra não dizer que não falei de gatos :)

Por enquanto estou nas borboletas e também na série inspirada no sertão, que comecei com o quadro Vaqueiro no final do ano passado.

Elinaudo Barbosa

0 comentários:

Postar um comentário

Comente com o Facebook: