sábado, 17 de julho de 2021

Quando eu falava sobre meio ambiente na TV cearense

Houve um período em que eu passei a ser convidado para opinar sobre meio ambiente em reportagens das TVs daqui de Fortaleza. A maioria foram essas falas rápidas gravadas na rua, que no jargão da TV se chama "sonora", mas cheguei também a participar em estúdio e uma dessas participações teve um final anedótico.

O ambientalista Elinaudo Barbosa gravando uma participação na TV

Como já falei aqui em diversos posts, atuei por bastante tempo na causa ambiental, com destaque para os últimos anos, quando criei, juntamente com outros parceiros ambientalistas, a Jornada em Defesa das Áreas Verdes. Além disso participei de vários eventos, audiências públicas etc. e nessas ocasiões eu sempre participava falando, seja como integrante da mesa ou mesmo estando na plateia.

Essas ações e falas me deram alguma visibilidade e passei a ser procurado pelas emissoras para comentar sobre o tema.

"Não vou aparecer de perfil não, né, moça?" Nessa época a barriga estava chegando pra gravar antes do entrevistado.


Terminando a entrevista com "uhum"

Esse final anedótico foi num ao vivo com a Isabel Andrade, que conheço desde o tempo de redação do O Povo, quando fomos colegas lá. Alias, na época dessa participação eu ainda estava no O Povo. Ela estava apresentando um jornal da TVC e me chamou para fazer uma participação falando sobre algum tema específico que não lembro mais.

Pergunta vai pergunta vem, eu dando minhas respostas, até que veio uma coisa pra eu confirmar e eu disse "uhum". Só que tinha acabado o tempo e ela me agradeceu e seguiu com o programa. A entrevista terminou no "uhum" Eu sei que minha amiga Isabel não fez de propósito, mas que ficou engraçado, ficou.

Depois disso eu aprendi a nunca mais dar respostas desse tipo, nem usar monossílabos, especialmente se for num programa ao vivo.

Deixei de participar por causa de edições ruins

Com o tempo a gente vai pegando a manha de dar respostas que sejam concisas e que não deem muito espaço para edição. Sim, os editores podem picotar a sua fala e, sem querer ou querendo, deixar parecendo que você disse o oposto do que realmente quis dizer.

Foi por um caso desses que deixei de me disponibilizar para essas participações. Fui convidado por uma emissora que não vou revelar qual, para opinar sobre um projeto que envolvia meio ambiente e expansão urbana. Gravei uma sonora de rua, me posicionando contrário à proposta e quando a matéria saiu minha fala havia sido tão editada que ficou parecendo que eu era a favor.

Já haviam editado falas minhas antes, mas esse caso foi, a meu ver, bem grave e, para evitar outros que acabassem comprometendo a minha imagem, deixei de participar.

Mas foi um período bom. Além de, como vocês já sabem, gostar de aparecer, eu gostava muito da contribuição que eu podia dar através dessas participações. Quando alguém é chamado por conta da área que atua a participação tem autoridade e peso na formação de opinião, especialmente na TV, que tem um alcance muito grande em relação ao outras mídias. Por isso agradeço a todos os jornalistas e produtores que me procuraram nesse período e me deram espaço para contribuir com esse tema tão importante para todos nós.

Se você me viu em alguma dessas participações conta aí nos comentários. E se tiver algum registro manda pra mim. Queria muito conseguir uma gravação do momento "uhum" :D

Elinaudo Barbosa

0 comentários:

Postar um comentário

Comente com o Facebook: