quinta-feira, 23 de junho de 2022

Por que eu cancelei o Nerdversário

Mês passado eu publiquei aqui que faria um aniversário nerd, o Nerdversário, conectado a uma campanha de crowdfounding para publicação das duas primeiras revistas do meu universo de super-heróis. Até cheguei a começar o esquenta da campanha, mas depois parei. E agora vou revelar o porquê desse cancelamento. Ou os porquês.

Quadro de uma das tirinhas da série "Operação Nerdversário" que era uma espécie de "esquenta" da campanha

Primeiramente, havia um tempo muito curto para realizar a campanha e finalizar a tempo de ter as revistas impressas já na data do meu aniversário, que é daqui a uma semana. Na época faltava menos de dois meses e embora parecesse muito tempo, na verdade não era, considerado que eu precisaria de pelo menos um mês e meio só para realizar a campanha, fora os prazos de gráfica.

O segundo porquê é que eu ainda estou desenhando duas das HQs que comporão essas revistas e, por conta dos meus compromissos artísticos o tempo estava muito curto para desenhar do jeito que gosto, com calma e muuuuito perfeccionismo. Como falei antes, as revistas serão edições ampliadas das publicadas digitalmente, ganhando HQs novas e inéditas, que ainda estou produzindo.

O terceiro porquê é algo menos objetivo, mas não menos relevante, que é o fato de eu estar, justamente por conta de meus compromisso artísticos, um tanto afastado do meio quadrinístico, o que poderia comprometer o engajamento na campanha. Enquanto meus colegas autores de todo o país estão presentes o tempo todo em postagens, lives e fazendo crossovers, eu tenho estado mais distante desse movimento e portanto sendo menos visto.

E tem ainda um outro pormenor. Minhas revistas são inícios de arcos de origem, não tem histórias de muita ação nem cenas de grande impacto, que costumam ser mais atrativas para o público leitor de super-heróis. Isso também poderia comprometer o interesse pelas publicações e representava, ao meu ver, um risco a mais de não bater a meta.

Mesmo sem muitas cenas de ação, as páginas estão ficando lindas!

Assim, achei por bem deixar a campanha para um outro momento e preparar tudo com mais calma, para que seja realmente eficiente na captação dos recursos e no engajamento do público para o lançamento das revistas.

O aniversário vai ser normal mesmo, algo mais intimista. Mais ainda gosto da ideia de um Nerdversário e quem sabe eu não faço ele no ano que vem?

Elinaudo Barbosa

0 comentários:

Postar um comentário

Comente com o Facebook: