quarta-feira, 8 de março de 2023

Quando meu Sertão Colorido esteve na Mostra Cariri

Em 2022 eu realizei a primeira exposição individual da série Sertão Colorido. Com a agenda corrida, acabei não vindo aqui falar sobre isso e a postagem foi ficando pra depois. E o depois ficou pra depois mesmo! Mas vamos lá, que sempre é tempo de falar das boas realizações.

Sertão Colorido na galeria da Fundação Casa Grande

Iniciei a série Sertão Colorido em 2020 com o quadro O Vaqueiro e de lá pra cá já pintei algumas obras. Com a maioria delas ainda em minha posse, resolvi que queria expor. Comecei participando de coletivas enquanto produzia mais quadros, até que veio a primeira individual com a série, em agosto de 2022, por ocasião da Mostra Cariri de Culturas, evento realizado pelo SESC e Sistema Fecomércio nas principais cidades do Cariri Cearense. 

Aprovada no edital da Mostra Cariri, a exposição fez parte dela, sendo montada na galeria da Fundação Casa Grande, em Nova Olinda. Após o encerramento da programação da Mostra, a exposição permaneceu em cartaz por mais um mês. Nos três dias da Mostra eu estive presente, pintando ao vivo dentro da galeria. 

Uma exposição com cara de ateliê

Eu gosto muito de pintar com gente assistindo, interagindo, por isso eu e minha produtora, Elis Oliveira, incluímos a pintura ao vivo no projeto da Exposição Sertão Colorido. A ideia é criar um clima onde o público visitante se sinta dentro do meu ateliê. Uma área da galeria é destinada a realização da pintura ao vivo, contando com cavalete, tintas, pincéis e tudo o mais que caracteriza o local de trabalho de um pintor. Além disso, para dar mais clima de ateliê, alguns quadros são expostos em cavaletes ou dependendo do caso, até no chão, escorados nas paredes.

Cantinho com cara de ateliê bem sertanejo. Olha essa cadeira com assento de couro! (Foto: Elis Oliveira)

Nessa primeira exibição eu aproveitei que estávamos em Nova Olinda, terra do mestre Espedito Seleiro e pintei um retrato dele durante os três dias da Mostra Cariri. Para concluir o desafio dentro do tempo de três dias eu contei com a participação muito especial da Elis Oliveira, que além de me produzir, dá assistência na pintura e em alguns casos também pinta comigo.

Produtora, assistente, pintora... Ela faz tudo!

Alias, aproveito para agradecer à Elis pelo excelente trabalho de produção, atuando junto ao SESC e à Fundação Casa Grande. Ela assumindo a produção fez toda a diferença, me permitindo focar e me dedicar à pintura dos quadros com todo o meu característico perfeccionismo.

Homenagem ao Mestre que é uma das minhas referências

A obra do mestre Espedito Seleiro é uma das inspirações e referências para o meu estilo, principalmente na série Sertão Colorido. Tanto que no primeiro quadro da série, o gibão do queiro é como se fosse uma obra do mestre Espedito. Quando vi que o SESC escolheu Nova Olinda pra levar minha exposição, não deu outra, resolvi pintar um retrato dele!

Eu não levei nenhuma ideia pré-definida de como seria a obra, preferi decidir isso quando chegasse lá e o encontrasse pessoalmente. Alias o encontro foi muito bom, tomamos café na casa dele, batemos papo, ouvimos histórias e conhecemos sua loja e ateliê. 

Batendo papo com o mestre. (Foto: Elis Oliveira)

Conversa vai, conversa vem, ele me mostrou um retrato pintado pelo Maninho Seleiro, seu filho e herdeiro artístico, gente tão boa quanto o pai. Resolvi usar o quadro do Maninho como referência e fiz uma releitura no meu estilo. Assim, seu Espedito aparece no meu quadro costurando o gibão do Vaqueiro.

Retrato pintado por Maninho Seleiro

Depois da obra concluída fizemos uma entrega simbólica, já que o quadro, além de uma homenagem, foi um presente pro mestre e, após entregar eu pedi de volta pra deixar na galeria :) . Ao final da exposição o quadro foi entregue a ele em definitivo.

Momento da entrega simbólica, no teatro da Fundação Casa Grande. (Foto: Fundação Casa Grande)

Além do quadro do Seu Espedito, expus um quadro que ainda está sendo pintado, A Bodega, que ficou em exibição com a pintura por terminar e talvez eu até deixe para finalizá-lo ao vivo noutra galeria. Apresentar obras ainda em andamento também faz parte da proposta da exposição, já que a ideia é que a cada vez que ela ocorrer eu esteja presente, pintando ao vivo, seja começando uma nova obra, seja continuando uma já começada. 

Breve numa galeria perto de você!

Atualmente estamos conversando com algumas instituições e inscrevendo em novos editais para que em breve possamos estar levando a exposição Sertão Colorido pelas cidades e pelo sertão afora, sempre contando com a minha presença pintando ao vivo em cada edição.

E caso você ou sua instituição queiram levar a Exposição Sertão Colorido para sua cidade, basta entrar em contato pelo email producaoelinaudobarbosa@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

Comente com o Facebook: