domingo, 24 de outubro de 2021

Priorizando os quadrões, adiando os quadrinhos

Essa foi uma decisão que tomei ano passado e estava em curso até o início deste ano. Aí houve o que houve com meu pai e eu dei uma longa pausa nas pinturas e tudo relativo a elas. Com isso acabei me dedicando bastante à produção dos quadrinhos, como disse em outro post. Porém, ao voltar à ativa social e comercialmente falando, vieram as exposições, a produção dos quadros e os novos projetos, atividades que estão me tomando todo o tempo de produção artística. 

Pincéis a todo vapor

Nesse período off eu produzi várias páginas de HQs e refiz o planejamento editorial do selo EB Comics. Com todo o material produzido e as novas edições planejadas, quase optei por inverter o planejamento para os próximos três ou quatro semestres, levando o foco para os super-heróis com publicação de revistas impressas e início do processo de transmídia. Mas, estrategicamente falando, manter a decisão do ano passado é bem melhor.

Algumas das páginas finalizadas este ano.


Não é tão simples construir um universo

Quando lancei o Universo EB em 2015 eu achava que logo ia fazer vários lançamentos, mas...  Ufa! Desenhar HQs é um trabalho demorado! Tenho que entregar os pontos e aceitar que não dá pra fazer um universo inteiro de HQs sozinho. E quando se quer um universo transmídia, é mais trabalho e tempo ainda que necessita para que tudo aconteça.

Minha intenção sempre foi eu mesmo desenhar todas as HQs que estabeleçam a base canônica do meu universo e só depois passar a contar com outros quadrinistas na produção das HQs. A realidade, porém, me mostrou que é preciso rever isso, o que farei a partir de 2022.


Foco nos quadrões

Assim sendo, o foco está nas pinturas, aproveitando a carona da retomada das atividades presenciais. Tenho duas séries de quadros em andamento, planos para uma terceiras e, como falei na entrevista que dei pra coluna Frisson, ainda tenho planos de pintar ao vivo em alguns locais. Vai ser uma virada de ano bem movimentada.

E depois da virada, segue o movimento pelo ano todo!

Mas é claro que não vou deixar tudo totalmente na geladeira. Como já falei aqui antes, quadrinhos são parte de mim e quando passo tempo sem desenhá-los sinto muita falta. Assim, de vez em quando vou dar uma paradinha e desenhar uma ou duas páginas. Além disso, algumas conversas que venho travando sobre parcerias serão continuadas, preparando o terreno para os próximos passos.

Contando sempre com a paciência de quem está esperando as novas HQs dos meus heróis e heroínas.

Elinaudo Barbosa

0 comentários:

Postar um comentário

Comente com o Facebook: