domingo, 24 de outubro de 2021

Minha série de borboletas multicoloridas

Minha primeira série de obras pintadas em telas teve início no ano passado (2020). São as borboletas, figuras humanas de um universo fantástico com asas multicoloridas de borboleta. A série, que é composta de criações espontâneas e telas encomendadas surgiu a partir de uma arte digital feita um ano antes.

Pintando a Iracema Borboleta em novembro de 2021 (foto: Leonardo Filho)

Em fevereiro de 2019, em mais uma das polêmicas nacionais envolvendo a questão da diversidade de gênero, eu criei uma arte digital e publiquei no meu Instagram em apoio à causa. Gostei muito dela, algumas pessoas também disseram ter gostado e fiquei com planos de pintar numa tela. Mas as telas das borboletas coloridas só começariam a ser pintadas no ano seguinte e o quadro da diversidade acabou não sendo o primeiro com asas multicoloridas.

Arte digital criada em fevereiro de 2019

Uma encomenda me animou pra começar a série

Patrícia Teles, amiga que conheci quando estávamos atuando no Causas do Bem, me procurou para encomendar um quadro para sua casa. Durante o briefing, mostrei pra ela a arte das borboletas e sugeri o tema para o quadro dela. A obra conta sua história de vitória e transformação pessoal e a borboleta é um símbolo perfeito para isso. A obra foi finalizada e entregue em agosto de 2020.

Logo após dar os retoques finais na obra (Foto: Leonardo Filho)

Esse commission foi o estímulo que faltava pra eu pintar minhas borboletas. Em setembro eu pintei uma tela adaptando a arte digital das borboletas. O quadro, que seria o primeiro das borboletas, acabou sendo o segundo de uma série que continua em aberto. Alias, esse quadro é o único que ainda está comigo.

"O Amor em todas as Cores", ou "O Beijo", como parece que vai acabar sendo conhecida essa tela :)

Entre outubro e novembro do mesmo ano duas novas borboletas surgiram, ambas para o acervo do hospital HCF, aqui de Fortaleza. A primeira é uma Vênus no Espelho, cuja inspiração vem das obras clássicas de Velásquez e de Ticiano. 

"Espelho, espelho meu, existe uma borboleta mais bela do que eu?"

A segunda é a Iracema Borboleta, inspirada na escultura Iracema Guardiã do cearense Zenon Barreto. Ambas as telas estão atualmente expostas na novíssima ala de cirurgia plástica do hospital HCF.

A Guardiã que pode voar

Em dezembro iniciei a produção de uma nova borboleta. Essa sofreu pausas por diversas circunstâncias e ainda está em andamento. Pretendo finalizá-la ainda este ano.

Outras borboletas já estão voando aqui na minha imaginação, dentre elas uma outra Iracema. Como disse, é uma série em aberto. Conta com quadros bem diversos em temas e também nos formatos das telas. O ponto em comum são as asas multicoloridas desses seres fantásticos que habitam meu multiverso.

Elinaudo Barbosa

0 comentários:

Postar um comentário

Comente com o Facebook: