terça-feira, 19 de junho de 2018

Ajudando a pensar o parque urbano do Siqueira

Se há uma coisa em que sou bom e que adoro fazer é facilitar grupos para formulação de propostas e para planejamentos. Na última sexta (16/6) tive a oportunidade de realizar esse trabalho para um projeto pelo qual tenho muito carinho e busco sempre contribuir, que é o Pulmão Verde do Siqueira.

Ajudar a pensar, tanto individualmente quanto em grupos é uma das minhas maiores habilidades.

O encontro, que ocorreu no Bom Mix, no Canindezinho, reuniu técnicos da Seuma e da Seinfra e lideranças locais para uma coleta de propostas com vistas à criação de um projeto de infraestrutura para o Parque Lagoa da Viúva, o nosso Pulmão Verde do Siqueira.

A ideia inicial dos técnicos era fazer uma divisão em dois grupos, onde cada um debateria e apresentaria uma lista de proposições no final. Vendo que o debate poderia ser pouco produtivo sem um registro visível das propostas eu corri atrás do flip-chart e consegui junto ao pessoal do CDVHS um para cada grupo. E assumi o processo de coleta e sistematização do meu grupo. O resultado foi, só no meu grupo, duas enormes folhas de papel madeira apinhadas de propostas.

Minha vantagem com esse tipo de trabalho é que tenho raciocínio rápido e bom poder de síntese, então facilmente vou traduzindo o que os participantes vão dizendo em frases propositivas, de modo que o que seria discutido às vezes por horas, rapidamente se transforma em proposta.

É importante sintetizar, mas mantendo a clareza de cada proposição pois quem vai receber as informações só terá essa anotação como referência. (foto: Wilton Alves)

Não me lembro quando eu aprendi a fazer isso, só sei que um belo dia, anos atrás, descobri que sabia fazer e passei a me oferecer para ajudar em grupos onde participava e com o tempo comecei a ser chamado pra conduzir. No próprio projeto do Pulmão Verde, que começamos em 2007, eu conduzi alguns grupos dos quais saíram as primeiras proposições, na época relativas apenas à pequena área verde próximo da Avenida Osório de Paiva, e que hoje é um dos quatro trechos do parque.

Dia 29, um dia antes do meu aniversário, teremos um novo encontro, onde os técnicos farão a devolutiva das propostas que apresentamos e teremos uma nova rodada para fecharmos as proposições que eles irão transformar em projeto. Estarei lá mais uma vez para dar mina contribuição nesse sonho que sonhamos juntos e que aos poucos vai se tornando realidade.

Dia 29 estaremos juntos novamente. Não esqueçam do meu bolo! (foto: Wilton Alves)

Pensar e ajudar a pensar e planejar, tanto individualmente quanto em grupos é uma das minhas maiores habilidades e hoje isso faz parte dos serviços que realizo em forma de consultoria para organizações, empresas e pessoas. Se você ou sua empresa precisarem da minha ajuda é só me procurar :)

Elinaudo Barbosa

0 comentários:

Postar um comentário

Comente com o Facebook: