quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Meu pai, de 94 anos, aguarda há nove dias por uma UTI covid no CE

Meu pai, de 94 anos, provavelmente o paciente mais idoso com covid-19 no Ceará, está há NOVE DIAS Intubado, aguardando UTI enquanto os noticiários dizem que embora a demanda esteja alta e subindo, as unidades não estão cem por cento ocupadas. Se não estão, por que meu pai não está em uma?

Se tem UTI ainda disponível, por que meu pai não está em uma?

Hoje, 25 de fevereiro de 2021, completam 9 dias que meu pai, de 94 anos, está Intubado, aguardando um leito de UTI aqui em Fortaleza. Com diagnóstico confirmado de covid-19 e dificuldades para respirar, ele foi internado na madrugada do dia 12 de fevereiro na UPA do Bom Jardim, onde passou a tomar oxigênio. No dia 14, foi transferido para o setor de covid do Hospital da Mulher. Lá o quadro respiratório piorou e, no dia 16, ele teve que ser entubado, entrando automaticamente para a fila por um leito de UTI.

Passou um dia, passaram dois, passaram NOVE DIAS e nada!

Meu pai é muito provavelmente o paciente mais idoso internado com covid-19 no Ceará. É cardiopata e hipertenso, embora ainda ativo, animado pra viver e contar suas muitas histórias para os amigos e familiares. Agora está sedado, com ventilação mecânica e inclusive já está tendo complicações renais, de acordo com boletim médico recente, enquanto a espera por uma UTI parece não ter fim.

Diariamente vejo reportagens dizendo que a taxa de ocupação de leitos de UTI no Estado do Ceará está aumentando, mas até agora ninguém afirmou que está em cem por cento de ocupação. Governador do Ceará, Camilo Santana e prefeito de Fortaleza, José Sarto, anunciam a todo momento aumento da oferta de vagas. Se não estão cem por cento ocupados, se as vagas de UTI estão é, pelo contrário, aumentando, por que meu pai, com 94 anos, está há NOVE DIAS esperando por um desses leitos? O Estado mente sobre a real ocupação das UTIs ou está fazendo algum tipo de reserva de leitos?

Manter um idoso de 94 anos com comorbidades esperando em uma fila por um leito de UTI é lançá-lo diretamente para a morte! E o pior, meu pai está sendo tratado como a última das prioridades enquanto se noticia que ainda existem leitos disponíveis e que o Estado e a Capital estão o tempo todo abrindo novos leitos!

Assim, faço as seguintes perguntas:

Se há leitos, por que meu pai não está em um deles? Pra quem esses leitos ditos disponíveis estão reservados?

E se fosse o pai de vocês, governador Camilo Santana e prefeito Sarto, ele ainda estaria há NOVE DIAS esperando por um leito de UTI?

Esse é o desabafo de alguém que vem desde o começo apoiando e defendendo as ações tomadas pelo Ceará e por Fortaleza no combate à pandemia. Infelizmente é frustrante e desesperador saber que de perto a coisa não é bonita quanto parece nos pronunciamentos!


Elinaudo Barbosa

0 comentários:

Postar um comentário

Comente com o Facebook: