segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Stan Lee, a gata e a vaca em quadrinhos

Nos deixou nesta segunda, 12 de novembro, um dos mais importantes nomes dos quadrinhos no mundo, o mestre Stan Lee, um cara que revolucionou o mundo das HQs de super-heróis e influenciou muita gente, inclusive a mim. Essa influência se estende até mesmo ao meu trabalho para a CowParade, a minha vaca em quadrinhos.

Minhas criações devem muito ao legado de Stan Lee

Eu cresci lendo quadrinhos da Disney e na adolescência comecei a conhecer os super-heróis e me maravilhei com esse gênero. E os universos que tive contato nessa época já haviam passado pela revolução causada por Stan Lee na Marvel, que de uma minúscula editora, havia se tornado a grande concorrente da primeira gigante dos quadrinhos de super-heróis, a DC Comics.

A partir da criação do Quarteto Fantástico, em parceria com o também genial Jack Kirby, Lee iniciou uma era de personagens com conflitos pessoais e sociais mais próximos das pessoas comuns, além de inovar na colocação dos créditos dos autores, tanto roteiristas quanto desenhistas. Isso influenciou todo o mercado, fez a própria DC mudar seu modo de contar histórias e fez com que gerações de leitores não só aprendessem a amar esses personagens como desejassem se tornar também artistas dos quadrinhos.

O sonho de criar heróis e heroínas como Stan Lee

Essa influência me marcou profundamente e em grande parte me fez o artista e quadrinista que sou hoje. Na adolescência criei vários personagens e, embora não tenha feito histórias deles na época, permaneceu o desejo latente de um dia ter meu próprio universo de super-heróis. E foi em outro grande momento da Marvel, a fase dos grandes sucessos dos super-heróis no cinema, que resolvi voltar aos quadrinhos, lançando em 2015 minha primeira HQ.

Alias, nesta terça, 13 de novembro, a EB Comics, meu selo de quadrinhos, e a Gata Púrpura, minha primeira personagem lançada, completam 3 anos.

Gata Púrpura foi minha primeira personagem publicada. Nesta terça, 13/11, ela completa 3 anos.

Até minha vaca tem influência de Lee

Estou participando da CowParade, maior evento de arte pública do mundo e que, este ano, acontece na minha cidade, Fortaleza. Minha obra se chama Cowmic, Vaca em Quadrinhos e está diretamente relacionada ao gênero dos super-heróis.

Minha vaca está lendo uma revista em quadrinhos e a história que ela lê aparece pintada em seu corpo. Acontece que o gibi é uma história da super-heroína Vaca Estrela enfrentando a vilã Seca do 15, um típico combate entre heroína e vilã, sendo que ambas são vacas ao invés de pessoas.

A vaca super-heroína enfrentando a vaca supervilã. Uma clara influencia do mestre na minha obra.

Essa ideia só foi possível graças ao fato de eu estar hoje fazendo super-heróis. E acredito que só estou fazendo super-heróis porque lá no passado conheci personagens, histórias e o jeito de contar histórias de Stan Lee, que hoje me inspira não só como criador e roteirista, mas também como alguém que foi capaz de pensar toda uma indústria, fazendo com que ela se atualizasse e alcançasse tantas gerações.

Assim sendo, eu, minha gata e minha vaca agradecemos ao excelsior mestre por ter tornado tudo isso possível.

Elinaudo Barbosa

4 comentários:

  1. Parabéns Elinaldo, pelo seu texto e pelo trabalho lindo q vc faz. A vaca em quadrinhos está muito linda, com um colorido q encanta.

    ResponderExcluir
  2. Tudo muito lindo! Sou fã do seu trabalho!!!! Parabéns!

    ResponderExcluir

Comente com o Facebook: