quarta-feira, 27 de julho de 2016

Criando marcas com gatos

Hoje quando acessei o Facebook apareceu nas recordações uma marca que fiz há quatro anos para o movimento SOS Gatos de Fortaleza. Ela foi símbolo de uma unificação de vários grupos na época em defesa dos gatos abandonados em praças e parques da cidade, o que resultou em algumas ações como castrações coletivas e eventos de adoção.

Até o secretário de meio ambiente do município na época, Adalberto Alencar, vestiu a camisa. A imagem é um print do vídeo de divulgação do movimento, que você pode assistir no Youtube.

Um ano depois uma das camisetas com a marca foi apresentada em rede nacional pela Renata Costa, do Blog da Gata Lili, quando ela e sua Lili participaram do programa "Encontro com Fátima Bernardes".

Renata Costa, com a Lili no colo e Fátima Bernardes mostrando a camiseta do SOS Gatos de Fortaleza. Não é todo dia que uma marca sua aparece ao vivo na Globo :)

Essa marca na verdade foi uma evolução de outra que eu tinha feito antes, no mesmo mês, para o então SOS Gatos do Cocó, apresentada numa movimentadíssima audiência pública realizada na Assembléia Legislativa, cujo objeto era a defesa dos gatos do parque, ameaçados à época de serem exterminados. Felizmente os gatinhos do parque foram salvos da ameaça, graças à pressão que se formou contra essa proposta absurda. 

Vários grupos, ONGs e protetores independentes estiveram presentes nesse dia

Foi nessa audiência que conheci boa parte do pessoal atuante no movimento de proteção animal de Fortaleza. A partir daí participei de diversos encontros debatendo formas de cuidar dos milhares de gatos, além dos outros bichos que vivem abandonados em nossa cidade.

Com pessoal do movimento, incluindo a decana da proteção animal no Ceará, Geuza Leitão

Essa experiência, que foi de 2012 (quando criei a marca) até 2013, ou seja, mais ou menos um ano, me fez entender como o movimento funciona e me levou a perceber também que não tenho vocação para ser um protetor no dia-a-dia do movimento, estou mais na categoria dos simpatizantes, que apóiam a causa de maneira indireta.

E foi pensando como um simpatizante da causa interessado em ajudar que, em 2014, eu criei mais uma marca sobre gatos, a Amo Gatos. Dessa vez não uma marca para o movimento, mas uma marca com fins comerciais, para o desenvolvimento e venda de produtos estampados com meus desenhos de gatos. É um negócio que já traz em si uma finalidade social, pois parte da renda líquida é destinada para projetos que cuidem de gatos carentes e abandonados.

Lançando da Amo Gatos sob a vigilância de um cachorro gigante :)

Mas como já encompridei bastante a história, outro dia faço uma postagem aqui específica sobre a Amo Gatos. Enquanto aguarda essa postagem você pode ir lá no Facebook e curtir a página da marca ;)

Elinaudo Barbosa
27 de julho de 2016

0 comentários:

Postar um comentário

Comente com o Facebook: