sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Brasiliana é o nome da nova super-heroína da EB Comics

Depois de fazer todo um suspense e até lançar uma promoção para ver quem acertava qual seria nome da minha nova personagem, eis que finalmente seu nome é revelado. Brasiliana — que na minha opinião deveria ser o adjetivo pátrio para quem nasce no Brasil — é o nome da nova super-heroína que criei para a EB Comics. E a nossa tão falada corrupção será o principal vilão que a moça de verde e amarelo terá que enfrentar nas histórias que irão formar o seu arco de origem.

Se preparem que ela vem aí!

Todo universo de super-heróis que se preze tem um ou mais personagens que carregam no uniforme a bandeira de seu país, alguns de forma bem explícita, como o Capitão América, da Marvel, outros de modo mais sugestivo, como o Superman e a Mulher Maravilha, da DC Comics. Desde que comecei a idealizar o Universo EB que eu imaginava ter no meu universo um personagem "bandeiroso", como se diz na gíria quadrinhística. Mas não queria duas coisas: nem que fosse uma cópia abrasileirada do Capitão América, nem que o personagem reproduzisse a revolta de grande parte dos brasileiros contra seu próprio país, sendo uma espécie de anti-patriota. E queria, obviamente, que estivesse bem contextualizado na realidade brasileira, mas também não desejava que fosse um herói ou heroína de rua, combatendo traficantes em favelas e morros (até porque essa temática não é o meu forte).

Aí um belo dia, como acontece com a maioria dos criadores, a história veio na minha cabeça, assim com o nome da personagem. É uma história que tem a ver com o cenário atual do país, com toda essa coisa da corrupção e investigação dos políticos, mas também com os ânimos exaltados das pessoas ao debater quem está certo e quem está errado nesse Brasil cada vez mais polarizado. Brasiliana terá um arco de origem que será dividido em mais de cinco edições (ainda estou transformando o argumento em roteiros e vendo quantas HQs elevai dar), onde o leitor poderá ver a trajetória de uma jovem que apesar de ter nascido com superpoderes, queria mesmo era levar uma vida tranquila, mas um acontecimento trágico irá forçá-la a usar esses poderes para buscar justiça.

Pretendo lançar o primeiro número de Brasiliana entre outubro e novembro de 2017 e os demais capítulos sairão em 2018. Porém, caros leitores, só vou anunciar o lançamento quando a edição estiver sendo finalizada. Como a EB Comics ainda é meu hobby — desenho enquanto faço outras coisas, como ilustrar livros —, não tenho ainda como estabelecer um tempo específico para os quadrinhos.

Algumas das primeiras páginas da HQ


Mudança na ordem dos dos próximos lançamentos

Alguns meses atrás falei do enredo de Brasiliana para um amigo e ele me sugeriu lançar logo, pois assim aproveitaria o fato de o tema "corrupção" estar na boca do povo. Porém eu já tinha tido atraso por conta de perda de arquivos (como relatei nesse post) e não queria quebrar de novo a promessa que fiz aos leitores de lançar Gata Púrpura e Universo EB #2 ainda este ano (mesmo não tendo marcado uma data específica). Foi aí que me lembrei das notícias quase diárias sobre o vai-e-vem dos filmes da DC e fiquei pensando: se a DC Comics, que é a DC Comics pode adiar seus filmes, trocar a ordem de estreias e até cancelar produções, a EB Comics, que está só começando, ainda como um hobby meu, também pode fazer umas mudancinhas de datas e os leitores vão entender. Então resolvi parar a produção das duas revistas anunciadas e começar a produzir a primeira da nova personagem, cujo roteiro eu já tinha escrito desde janeiro deste ano.


Oportunidade para melhorar os roteiros de Gata Púrpura e Universo EB #2

Com a antecipação a primeira história da Brasiliana, tive que adiar novamente os lançamentos da primeira revista-solo da Gata Púrpura e da edição 2 de Universo EB, mas ambas seguem na minha pauta de produção e assim que publicar Brasiliana #1 retomo essas duas revistas. Estou aproveitando o adiamento para melhorar os roteiros, pois embora já estivesse desenhando as duas HQs antes de perder meu HD com os arquivos, não estava plenamente satisfeito com elas e os sucessivos adiamentos me deram a oportunidade de melhorá-las. :)

É como sempre digo: quando minha sorte me tira algo é para me proporcionar algo ainda melhor.

Ah, depois faço um post para falar da primeira polêmica que surgiu sobre a Brasiliana: será que ela é coxinha? Ou seria mortadela? O que vocês acham, caros leitores?

Elinaudo Barbosa

0 comentários:

Postar um comentário

Comente com o Facebook: