quinta-feira, 1 de junho de 2017

Maio de muito trabalho e muitos encontros

O projeto Somos Mobilizadorxs, do Instituto Sinergia Social, tem me mobilizado demais nesse mês de maio, tanto que chegou o fim do mês e não tive tempo de postar nada aqui no blog. E promete ser ainda mais mobilizante neste junho que começa, principalmente se uma proposta minha que apresento neste sábado for aceita pelo pessoal do projeto. Mas isso eu só conto semana que vem, e só conto se a proposta for aceita, se não for eu nem conto :)

Turma animada no II Encontro de Voluntárias e Voluntários

Logo no comecinho do mês tivemos o II Encontro de Voluntárias e Voluntários, que mais uma vez reuniu os novos participantes do projeto na sede do Instituto Poliglota. Lá gravei mais um vídeo de cobertura para o Canal Sinergia.

Terceiro vídeo para o Canal Sinergia

Também comecei a gravar uma série de vídeos de entrevistas com os parceiros empresariais do Sinergia. O quadro se chama Papo Sinérgico e agora em junho começam a ser publicadas as entrevistas já gravadas, que serão postadas semanalmente de acordo com a ordem em que foram gravadas: Thiago Occiuzzi, nosso parceiro da Occiuzzi Estúdio Criativo e que é quem faz nossos vídeos de entrevistas; Daniel Arruda, nosso parceiro do Instituto Poliglota, onde temos feito a maioria de nossos encontros e treinamentos; Wosley Nogueira, nosso parceiro através dos restaurantes Nakombi Fortaleza e Divino Fogão Iguatemi (além de ser o cara dos picolés Pazzo, que me fizeram rever meus conceitos sobre comer gelado).

Gravando entrevista e já pensando na comida boa dos restaurantes dele!

E mais recentemente gravei com a nossa parceira Karolyna Borges, que está conosco através da empresa Essencial Coaching e também da Clínica Lourinho.

Entrevistando a responsável pelo meu sorriso.

E essa parceria com a Clínica Lourinho está me deixando bem mais sorridente. Superei mais uma vez minhas neuras com a cadeira e o motorzinho e deixei a dra. Karolyna dar um trato no meu sorriso, afinal, agora sou um apresentador e preciso estar bem na fita!

Doutora, eu vou viver?

Preparando as pré-campanhas

O Projeto Somos Mobilizadorxs, do Sinergia Social, consiste basicamente na realização de três grandes campanhas de crowdfunding com vistas a beneficiar três ONGs parceiras que foram selecionadas via edital: a Associação dos Voluntários do Hospital São José - AVHSJ, o Movimento de Saúde Mental Comunitária - MSMC e o Centro Humanitário de Amparo à Maternidade - Chama.

Na segunda quinzena de maio comecei a me reunir com os gestores das ONGs parceiras para organizar a fase de pré-campanha, que será um período de mobilização interna em cada uma das ONGs com o objetivo de envolver seus membros, voluntários e público atendido com as campanhas de crowdfunding antes que as mesmas sejam lançadas.

Com Maria do Carmo, presidente da AVHSJ.
Com o camarada Elizeu de Sousa, que conheço de longa data no meio social e Jonathan Silva, líder da equipe de voluntários do Somos Mobilizadorxs junto ao MSMC.

Encontrando os parceiros empresariais

Também tenho me reunido com os parceiros empresariais do Sinergia para discutir detalhes das nossas trocas e contrapartidas e informá-los das novidades que estamos preparando para a pré-campanha. Esses parceiros são um grupo muito interessante de empresas que acreditam no social e no nosso projeto e que tem nos ajudado a realizar esse grande desafio que é o Somos Mobilizadorxs.

Batismo de fogo da Rayane e da Ed na nossa reunião com a Dialogus Consultoria.

E já neste primeiro dia de junho, visitamos o parceiro App da Água.

E tem a nossa sala de reuniões semanal

Além das várias reuniões externas, gravação de vídeos, reuniões online, temos toda semana nosso turno institucional com os representantes das equipes de voluntários e também com parceiros, novos voluntários e quem mais aparecer para tratar dos encaminhamentos do projeto que... ufa!... são muitos!

Semana passada nos reunimos eu e a Assessoria Integrada  (que é o grupo dos líderes das equipes de voluntários) com Jorge Godoy e Lica Valsechi, nossos parceiros da empresa Penduráveis DeCoração. Na pauta, além da entrega das belas plaquinhas que eles confeccionaram em parceria com o Sinergia (e que vamos comercializar em breve), também tivemos uma conversa sobre a elaboração da identidade visual das três campanhas de crowdfunding, que Jorge irá nos ajudar a construir usando de toda sua expertise de publicitário e professor de design e publicidade.

Agora que notei a repetição da minha camiseta azul
Essa turma já sabe o que vou propor neste sábado. Gostaram da ideia!

E ainda tivemos algumas oficinas

Além das reuniões e reuniões, tivemos também algumas oficinas internas muito importantes para o aprimoramento institucional do próprio Sinergia. Afinal, a ONG das ONGs também precisa arrumar a própria casa pra dar exemplo!

Ainda no finzinho de abril tivemos uma oficina com nossa associada Vanesca Lima, nossa associada e consultora na Meta Digital, sobre gerenciamento de mídias sociais. Fiz até um vídeo de cobertura para nosso canal.

Assista e não se esqueça de assinar o canal!

Depois tivemos uma oficina sobre assessoria de comunicação com as sócias da Mandalla Comunicação, Monique Oliveira e Sâmila Braga.

A oficina foi tão concorrida que faltou cadeira na sala

E por fim, tivemos um de três encontros com os consultores da Dialogus Consultoria, Manoela Silva e Gabriel Pires, para a realização de um Diagnóstico de Sustentabilidade, metodologia aplicada pela Dialogus junto a entidades do terceiro setor e que vai ajudar o Sinergia a traçar metas que fortaleçam o planejamento estratégico e a sustentabilidade institucional.

Gabriel foi o único que não quis vir combinando.

Esqueci alguma coisa? Sim, esqueci, mas melhor assim, senão o post não acaba. Prometo que este mês posto com mais frequencia, pra não acumular tanta história pra contar ;)

Elinaudo Barbosa
1 de junho de 2017

0 comentários:

Postar um comentário

Comente com o Facebook: