domingo, 30 de abril de 2017

2017 está saindo melhor que o planejado

Não sei se foram as águas de março ou o sol de abril, ou simplesmente minha sorte fazendo escolhas melhores que as minhas, mas meus planos de ano-novo não saíram como o esperado e coisas boas não-planejadas começaram a acontecer. Uma perda do HD do meu computador, seguida de um convite irrecusável para voltar à plena atividade no Sinergia Social (que inclui fazer um canal institucional no Youtube) e tudo o que está vindo em seguida tem virado meus planos do avesso. E no fim das contas eu estou contente com toda essa reviravolta!

De quadrinhista de cavanhaque a youtuber barbudo

Uma perda, um ganho

Estava eu tranquilamente seguindo meus planos de ano-novo, já tinha publicado a primeira revista do ano estava finalizando a segunda e já ia bem adiantada a terceira, quando o inesperado aconteceu: meu HQ quebrou e não tive como acessar mais de 15 páginas já finalizadas. Na hora fiquei chateado, pensando em como contornar isso, já que tinha até mesmo anunciado quando ia lançar as duas edições seguintes à publicação de Universo EB #1. Como trabalho sozinho, cada revista leva quase um mês para ser desenhada e finalizada, então teria uma inevitável quebra de prazos. E foi no meio dessa pequena crise que surgiu um convite do Pablo Robles para retornar à ativa no Instituto Sinergia Social. Era o empurrão que faltava pra virar do avesso de vez os meus planinhos de ano-novo.

Traduzindo do inglês para o cearês: papocou com linha e tudo!

Como postei antes aqui, ano passado eu tive uma atuação importante no Sinergia durante a etapa final do projeto Saberes que Transformam. Cheguei a participar do início do novo projeto, o Somos Mobilizadorxs, mas tive que me afastar por razões pessoais e fiquei inativo no Sinergia até recentemente. Então veio o convite para voltar num momento em que a ONG está numa situação parecida com a de um ano atrás: projeto e fase avançada de execução e com grande demanda de comunicação e eventos de divulgação, algo irresistível para a minha mente criativa e inquieta. Topei na hora! Volto à ativa para atuar na execução do projeto, ajudar a cuidar da comunicação institucional e na relação com parceiros e voluntários.

Mas é claro que não podia faltar um novo desafio!

Em texto recente sobre minha aventura pessoal de aprender a falar em público eu manifestei meu desejo de fazer vídeos no Youtube, algo que vinha postergando enquanto permanecia confortável no terreno conhecido da escrita. Foi aí que aproveitei a demanda comunicacional do Sinergia para propor um projeto novo, um desafio tanto para a instituição quanto para mim: criar um canal de vídeos para mostrar as atividades institucionais, com enfoque especial no Somos Mobilizadorxs que, por se tratar de um projeto baseado em financiamento coletivo, vai precisar de bastante visibilidade. Depois de umas semanas de planejamento, gravações e edição, foi ao ar no último sábado, 28 de abril, o primeiro vídeo do canal, onde faço a cobertura do primeiro encontro com os novos voluntários do projeto.

O primeiro vídeo a gente nunca esquece.

Vencida a barreira de publicar o primeiro, agora vamos criar a rotina semanal do canal, com vídeos que trarão coberturas das atividades do Sinergia, entrevistas com parceiros e notícias do dia-a-dia da ONG e seus projetos. Já tem mais vídeos gravados em edição e estamos gravando outros que irão manter o canal abastecido e nossos parceiros, voluntários e demais internautas informados de sobre tudo que acontece no Sinergia Social.

Fora o Sinergia, tem outras novidades se construindo, mas dessas eu falo depois ;)

E os quadrinhos?

Apesar do grande desejo de ficar um bom tempo na prancheta desenhando, vou ter que deixá-los por enquanto como meu hobby de final de semana. O redesenho das histórias perdidas deverá, em virtude do meu tempo agora bastante ocupado, demorar bem mais que dois meses para ser feito, então muito provavelmente eu só voltarei a publicar minhas revistas lá para o final do ano. Peço desculpas aos meus leitores, que ficaram na espera dos novos quadrinhos. Isso que ocorreu com meu HD acabou servindo para me ajudar a perceber que o projeto EB Comics merece ser melhor planejado para prever situações como essa. Além do roteiro das histórias vou aproveitar e parar pra fazer um roteiro de toda a EB Comics. Com isso, creio que no devido tempo histórias ainda melhores do que as que eu estava desenhando virão e os quadrinhos engatam de vez.

Enquanto isso vou desenhando sempre que der, de modo que os quadrinhos vão de alguma forma continuar enquanto este artista inquieto faz as mil coisas de sempre. :p

Como disse lá em cima, 2017 não quis obedecer o planejado, mas está me trazendo grandes possibilidades que poderão no futuro até mesmo ajudar a alavancar o projeto EB Comics. E eu estou contente que minha boa sorte esteja trazendo tudo isso.

Elinaudo Barbosa
30 de abril de 2017

Um comentário:

  1. Muito bom. Você foi resgatado dos Quadrinhos para ocupar um papel Heróico nas etapas finais e decisivas do Projeto, sobretudo porque, com o lançamento das campanhas, precisarei virar coadjuvante do Projeto para focar criticamente minha empreitada acadêmica. Enfrentaremos muita adrenalina, mas os bons ventos vão soprar a nosso favor. Parabéns por ter voltado, com renovado entusiasmo e competência!

    ResponderExcluir

Comente com o Facebook: