terça-feira, 5 de julho de 2016

Lagoa da Viúva - salvemos o Pulmão Verde do Siqueira

Na tarde da segunda, 4 de julho de 2016, no período da tarde, ambientalistas, organizações e moradores do Grande Bom Jardim fizeram uma ação de replantio na Lagoa da Viúva, no bairro Siqueira, em Fortaleza. A ação aconteceu depois de diversas tentativas de ocupação do parque, sendo que na última, ocorrida há poucos dias, 7 hectares da área que faz parte do Parque Lagoa da Viúva - Pulmão Verde do Siqueira foram desmatados por um trator.

Jornal O Povo, edição de 5 de julho de 2016

O parque foi criado pelo Decreto 13.867, assinado em 9 de novembro de 2015 pelo prefeito Roberto Cláudio. No ato de assinatua do decreto, prefeito e secretários prometeram que em breve iniciariam ações de urbanização do parque, porém passados mais de seis meses apenas placas foram colocadas. A falta de equipamentos e de demarcação física dos limites da área verde e tem facilitado diversas tentativas de ocupação e loteamento.

Prefeito assinando o decreto de criação do parque

O parque Lagoa da Viuva - Pulmão Verde do Siqueira é o resultado de duas ações em defesa de áreas verdes. A primeira, da qual participei diretamente, foi a proposta de cração do parque Pulmão Verde do Siqueira, feita pela Associação Comunitária Delmiro Gouveia e pelo Instituto Brasil Verde, em 2007, cujo objetivo era preservar uma área verde pública municipal, resultante de loteamentos feitos no bairro.

Conheci a área do Pulmão Verde em abril de 2007, época dos meus cabelos longos :)

Em 2012, o Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS) e o Centro de Cidadania e Valorização Humana (CCVH), em parceria com o PET Arquitetura da UFC, apresentaram uma proposta de preservação da Lagoa da Viúva, área verde remanescente de uma grande fazenda que existia na região. Somadas as duas propostas, foi criado o parque, cuja poligonal compreende 39,85 hectares, o que engloba duas lagoas incorporadas, área de carnaubal e área representativa de espécies vegetais da Caatinga.

A Lagoa da Viúva

A necessidade mais urgente hoje é uma cerca verde para demarcar fisicamente a poligonal do Parque e conter as tentativas de ocupação. Mas para que o parque seja realmente um parque, ele precisa ter seu entorno urbanizado com calçadas, iluminação pública e sinalização, mobiliário urbano etc. Internamente é necessário criar meios para uso do parque, como trilhas ecológicas e aulas de campo com as escolas da região. Além disso, o parque precisa de segurança e fiscalização pernanente para garantir o bom uso por parte da comunidade e a preservação da natureza.

Como eu disse acima, esse parque tem uma importância pessoal pra mim e vou contnuar dando a minha contribuição para que ele aconteça.

Elinaudo Barbosa
5 de julho de 2016

0 comentários:

Postar um comentário

Comente com o Facebook: