segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

5 dicas para salvar suas metas de ano novo

Janeiro se encaminha para o fim e você já começa a pensar que aquelas grandes resoluções feitas no Réveillon talvez não se realizem? Será que 2014 vai ser um repeteco de 2013, que foi uma repetição de 2012, que foi igual a 2011, 2010, 2009...?

Pois saiba que ainda é possível salvar esse ano que mal começou! Para isso basta que você faça uma avaliação nas suas promessas de ano novo e promova os ajustes necessários. 

Abaixo 5 dicas que farão com que você finalmente consiga transformar em realidade as suas metas de ano novo.

1. 2014 não tem a obrigação de lhe dar o que 2013 não deu. Sabe aquela pessoa que entra em um novo relacionamento pra esquecer o que acaba de terminar, e acaba só magoando o(a) novo(a) parceiro(a) fazendo comparações com o(a) anterior? Pois é, muitas pessoas fazem isso com o ano novo, já entram janeiro carregadas de frustrações e ressentimentos consigo mesmas, contaminando a energia do ano que acabou de começar. Mude isso, o passado passou, o que não deu não deu. É um novo relacionamento que inicia e você pode realizar junto com seu novo parceiro — o ano novo — muita coisa boa e positiva. Foque no presente!

2. Descarte tudo o que não tem a ver com você. Evite ter como metas coisas que outras pessoas querem que você faça ou coisas que estão na moda porque são a mais nova tendência do mercado ou porque a celebridade do momento faz. Lembre-se: é você quem vai realizar aquilo que se propuser a realizar. Escolha, portanto fazer coisas que tenham a ver com você e tire de sua lista tudo aquilo que não lhe diz nada. Você verá como a nova lista parecerá bem mais fácil de tornar-se realidade.

3. Priorize os planos que contemplam as suas vocações e os seus talentos. Por que complicar se podemos simplificar? Se você é bom em algo, foque nisso, escolha metas onde seus talentos e seus conhecimentos adquiridos possam ser aproveitados e valorizados. Além de facilitar sua vida isso vai aumentar sua autoconfiança ao ver que é capaz realizar aquilo que se propõe.

4. Divida grandes planos em etapas. Assim como o ano novo não deve lhe dar o que o anterior não lhe deu, ele também não precisa ser a panacéia que vai mudar sua vida. Você terá muitos outros anos virão pela frente pra continuar realizando seus sonhos. Se o que pretende realizar é algo grande demais pra um ano só, planeje o que pode fazer neste ano e distribua o resto nos anos seguintes. Se seu plano é uma nova carreira talvez este seja o ano onde você vai se capacitar para começar a exercer aquela nova profissão no ano seguinte. Além disso, se você é do tipo que tem dificuldade de manter o foco em planos muito longos, dividir seus planos em etapas menores irá lhe ajudar a dar os passos necessários na direção de seus sonhos maiores.

5. Veja se seus planos estão de acordo com a sua realdade. Planos muito acima da sua capacidade de realizar podem ser um grande fator de desmotivação, levando você a abandoná-los ano após ano. Se você vem de anos de sedentarismo, não é em um ano que vai se tornar um atleta olímpico. Mas pode começar a fazer uma atividade física que tenha a ver com você e, se persistir nela, com o tempo quem sabe até se torne um atleta naquela modalidade. Não se importe de revisar suas metas pra menos, desde que elas se tornem capazes de serem alcançadas.

Revise, ajuste, adapte, realize. Feliz 2014!

0 comentários:

Postar um comentário

Comente com o Facebook: